EDUCAÇÃO INFANTIL

EDUCAÇÃO INFANTIL 
Programa Educacional
As atividades das escolas de educação infantil  devem ser centrada em 6 eixos:
1o. Código ou Linguagem Oral / Linguagem Escrita
2o. Lógica (Matemática)
3o. Natureza e Sociedade
4o. Movimento
5o. Música
6o. Artes Visuais
4 Pilares da Educação
Segundo DELORS, a prática pedagógica deve preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo os PILARES do conhecimento, da educação:
Aprender a Conhecer: indica o interesse, a abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta da ignorância;
Aprender a Fazer: mostra a coragem de executar, de correr riscos, de errar mesmo na busca do acertar:
Aprender a Conviver: traz o desafio da convivência que apresenta o respeiro a todos e o exercício de fraternidade como caminho do entendimento;
Aprender a Ser: que, talvez, seja o mais importante por explicitar o papel do cidadão e o objetivo de viver.
Psicomotricidade
É a ciência que tem como objetivo de estudo o homem por meio do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo, bem como suas possibilidades de perceber, atuar, agir com o outro, com os objetivos e consigo mesmo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. (S.B.P.1999)
Psicomotriciadade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização. (Teoria e prática em Psicomotricidade - Geraldo Peçanha de Almeida)